Campanha de vacinação contra a gripe imuniza 4,7 milhões de pessoas nos primeiros dias

Por Portal Opinião Pública 03/05/2018 - 09:48 hs
Foto: Freepik

 

A campanha de vacinação contra a gripe que começou no dia 22 de abril imunizou 4,7 milhões (8,6%) de brasileiros considerados prioritários para receber o imunizante, informou o Ministério da Saúde.

Segundo a Pasta, a meta inicial da campanha era vacinar 54,4 milhões até o dia 1º de junho, quando termina o período de campanha na rede pública de saúde.

Diferente de outras imunizações, a vacina contra a gripe é sazonal. Ela não está disponível nos postos de saúde o ano inteiro e há um período específico que ela deve ser tomada. Todos os anos, o Ministério da Saúde começa a campanha geralmente um pouco antes do inverno, quando há maior circulação do influenza, o vírus causador da gripe.

Em 2018, a campanha está planejada entre os dias 22 de abril e 1º de junho. O Ministério da Saúde também realizará um dia D da campanha no dia 12 de maio, um sábado. Segundo a Pasta, 665 mil postos de vacinação estarão abertos.

Embora boa parte das pessoas possam ser imunizadas, a vacina gratuita contra a gripe está disponível para aqueles com maior risco de conseqüências graves à infecção. São eles: Idosos acima de 60 anos; gestantes; trabalhadores da área da saúde; professores da rede pública e privada; mulheres que realizaram parto há até 45 dias; indígenas e pessoas privadas de liberdade.

A vacina contra a gripe é feita com vírus morto e não há a possibilidade de pegar gripe por meio da vacina. Segundo especialistas, o imunizante pode deflagrar um pequeno mal-estar pela reação do sistema imune.

De acordo com especialistas, a vacina é considerada segura e há quase nenhuma contraindicação (exceto pessoas com alergia prévia à vacina).

Pessoas com doenças graves, inclusive, podem tomar a vacina e procurar um posto de saúde.